NOTÍCIAS - COLUNAS

ESOCITE.LA - Chamada de resumos expandidos

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

Está aberta a chamada para o envio de resumos para os Grupos de Trabalho da Esocite Latinoamerica. Consulte os grupos de trabalho e envie seu resumo até o dia 1 de março de 2024

Mais informações no site do evento: https://www.esocite2024.com.br/

 




Chamada Pública para candidaturas de instituições para organizar e sediar o XI ESOCITE.BR

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR)

XI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

 

Chamada Pública

 

A presente chamada pública tem por objeto fomentar candidaturas de instituições para organizar e sediar o XI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, a realizar-se em outubro de 2025. As candidaturas devem preencher os seguintes pré-requisitos:

 

1- Dos proponentes:

Pelo menos um dos membros (proponentes) da comissão organizadora deverá ser sócio/sócia, com anuidade em dia, da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR).

 

2- Da comissão organizadora:

A comissão organizadora deverá ser indicada com pelo menos 3 (três) membros.

 

3- Da proposta:

A proposta deverá ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e ser composta por: uma carta da administração superior da instituição dos proponentes, comprometendo-se a sediar e apoiar o evento; um ‘pitch’ (vídeo amador sumário de 3 a 5 minutos, feito através de câmera ou celular) apresentando a proposta, a comissão organizadora e a infraestrutura da instituição.

Obs: O Simpósio deverá ocorrer obrigatoriamente no mês de outubro de 2025, nos dias que forem mais adequados à instituição organizadora

 

4- Do prazo:

A proposta deverá ser submetida entre os dias 15 de fevereiro a 28 de março de 2024.

 

5- Da avaliação e do resultado:

A avaliação das propostas será realizada pela diretoria da ESOCITE.BR e o resultado será publicado até 04 de abril de 2024, no site da Associação. 

 

Demais informações, entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Brasília, 19 de fevereiro de 2024.

 

ChamadaPublica XISimposio

Chamada de Textos - Boletim CTS em foco - Vol.3 Nº4

Coordenação temática: Lorena Cândido Fleury (UFRGS) e Gabriela Marques Di Giulio (USP)
Coordenação geral: Adriano Premebida (TEMAS/UFRGS)

A presente circular refere-se à publicação de out./dez. 2023.

Recebimento de artigos: Os artigos deverão ser enviados até 04 de março de 2024 para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Confira as diretrizes para submissão: https://esocite.org.br/images/BOLETIM-CTS/PDF/Politica%20Editorial.CTS.em.foco.pdf

As mudanças climáticas têm cada vez mais se imposto como um tema chave na vida política contemporânea, nas mais distintas esferas: da formulação de políticas públicas à proposição de agendas de pesquisa, das estratégias de planejamento de setores corporativos à experiência cotidiana, atravessada pelos sucessivos eventos climáticos extremos que durante o ano de 2023 atingiram de norte ao sul do Brasil. 

No âmbito internacional, recentemente o acordo final da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 28, registrou pela primeira vez expressamente a necessidade de se colocar um fim à era dos combustíveis fósseis, mas de modo menos incisivo do que muitos esperavam, e ainda mantendo concessões à indústria de óleo e gás. Quais serão os reordenamentos na produção industrial e tecnológica em resposta à crise climática, e como tais medidas irão afetar a produção de conhecimento e de políticas públicas ainda são questões em aberto, a serem acompanhadas nos próximos anos.

Os Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias desde longa data têm sido um campo privilegiado de análises a respeito das transformações (ou ausência de transformações)
nas trajetórias tecnocientíficas (Callon, 1986); da participação política de componentes atmosféricos (Latour, 1994); e nos reordenamentos que as mudanças climáticas produzem nas formas estabelecidas de compreensão do lugar humano na natureza (Jasanoff, 2010). No cenário brasileiro, diferentes grupos de pesquisa têm se dedicado à análise das mudanças climáticas em suas diferentes implicações, enfatizando o lugar da ciência e da tecnologia em sua constituição como objeto de estudo. Nesse sentido, o presente boletim propõe-se a reunir contribuições de pesquisadoras e pesquisadores dos Estudos Sociais sobre Ciência e Tecnologia (ESCT)  sobre mudanças climáticas, visando discutir especialmente - mas não apenas - os seguintes temas:


a. adaptação e mitigação às mudanças climáticas;
b. mudanças climáticas e infraestruturas;
c. transições em curso (e.g.  energéticas, alimentar, de sustentabilidade);
d. interface ciência e política em torno das mudanças climáticas;
e. riscos, incertezas, controvérsias e crises;
f. enquadramentos discursivos e midiáticos sobre mudanças climáticas;
g. justiça climática;
h. coprodução de conhecimento e experiências transdisciplinares.

Consideramos que tais discussões irão qualificar o debate público a respeito das mudanças climáticas, valendo-se dos frutíferos rendimentos analíticos que os ESCT têm
a oferecer sobre essa temática.

CALLON, Michel. The sociology of an actor-network: The case of the electric vehicle. In: Mapping the dynamics of science and technology: Sociology of science in the real world. London: Palgrave Macmillan UK, p. 19-34,1986.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Editora 34, 1994.

JASANOFF, Sheila. A new climate for society. Theory, culture & society, v. 27, n. 2-3, p. 233-253, 2010.

Live - Conversa com organizadoras/es dos dois livros publicados (IX Simpósio ESOCITE.BR)

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

No dia 22 de janeiro de 2024, às 17h30, será realizada uma live com organizadoras e organizadores dos dois livros publicados que são produtos do IX Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade!
 
A transmissão da LIVE será pelo Canal do YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/live/Oiq6_ufJndg?si=2hqYFNFHENe4y6c9
 
Uma vez mais agradecemos o apoio e convidamos a acompanhar a transmissão.
 
cardlivelivroixsimposio

Voto de Louvor e Agradecimentos

A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.Br), reunida em 27 de outubro de 2023, reconhece o trabalho da Comissão Organizadora Local e encaminha um voto de louvor à professora Débora Allebrandt, sua presidente, pela realização do X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Destaca a importância da programação, intitulada Ciências em tempos sombrios: Descolonizando o pensamento e territorializando as disputas, a relevância do acolhimento oferecido e a diversidade temática da programação, em especial sobre a questão racial.

 

Agradecimento 1

 

A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.Br), reunida em 27 de outubro de 2023, aprovou por unanimidade um voto de agradecimento ao Magnífico Reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, pela recepção ao X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizado pela  Esocite.Br e acolhido na Universidade Federal de Alagoas, no período de 25 a 27 de outubro de 2023.

 

Agradecimento 2

 

A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.Br), reunida em 27 de outubro de 2023, aprovou por unanimidade um voto de agradecimento ao diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Dr. Fábio Guedes, pelo apoio ao X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizado pela Esocite.Br, ocorrido na Universidade Federal de Alagoas, no período de 25 a 27 de outubro de 2023.

Logomarca da ESOCITE.BR

Comunicação final aos associados sobre sua situação eleitoral - Eleições ESOCITE.BR 2023

A comissão eleitoral, conforme o calendário registrado na Convocatória das Eleições, divulga a lista final de associados/as aptos/as a votar. O documento compreende a relação dos membros que se associaram até 25/02/2023 e que não apresentavam pendências com a ESOCITE.BR até 18/10/2023.

A comissão eleitoral reforça que as eleições serão realizadas durante o X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que ocorrerá de 25 a 27 de outubro de 2023, presencialmente, organizado por docentes da Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Maceió.

A votação ocorrerá nos dias 25/10/2023 e 26/10/2023, entre 9h e 18h, em ambos os dias. No dia 27/10/2023 ocorrerá a Assembleia Geral que realizará a homologação das eleições e a posse da Diretoria e do Conselho Deliberativo eleitos.

 

Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2023.

A Comissão Eleitoral:

Sayonara Leal - UNB

Fábio Luiz Tezini Crocco - ITA

Rafael Antunes Almeida - UNILAB (presidência)

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da ESOCITE. BR

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da ESOCITE. BR

O presidente da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE. BR, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos/as os/as associados/as quites e inscritos/as no X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada em 27 de outubro de 2023, às 17h, na Sala dos Conselhos/Prédio da Reitoria da UFAL, e deliberarem sobre a seguinte pauta:

1 – Apreciação da pauta;
2 – Informes;
3 – Leitura e aprovação da Prestação de Contas e do Relatório da Gestão 2021/2023;
4 – Atualização dos valores das anuidades;
5 – Homologação das eleições para a gestão 2023/2025 e leitura da ata;
6 – Posse da nova Diretoria;
7 – Assuntos Gerais.

 

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2023.

Fabrício Neves

Presidente

Comunicação preliminar aos associados sobre sua situação eleitoral - Eleições ESOCITE.BR 2023

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

A comissão eleitoral, conforme o calendário registrado na Convocatória das Eleições, divulga a lista preliminar de associados/as aptos/as a votar. O documento compreende a relação dos membros que se associaram até 25/02/2023 e que não apresentavam pendências com a ESOCITE.BR até 09/10/2023.

As pessoas que cumprirem o critério de tempo de associação e não constarem na lista terão até o dia 17/10/2023 para quitar eventuais pendências junto à tesouraria. A regularização poderá ser feita por meio do sistema de membros <https://www.membros.esocite.org.br>.

Lembramos que a lista definitiva de eleitores será divulgada em 18/10/2023.

Eventuais dúvidas sobre sua situação eleitoral devem ser enviadas para <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>

 

Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2023.

 

A Comissão Eleitoral:

Sayonara Leal - UNB

Fábio Luiz Tezini Crocco - ITA

Rafael Antunes Almeida - UNILAB (presidência)

Chamada de Textos - Boletim CTS em foco - Vol.3 Nº3

Gênero, ciências e tecnologias

Fernanda Di Flora - UTFPR

Eleandra Koch - INCRA

Aline Radaelli - UFRGS

 

Em 2015, a Unesco estabeleceu a data de 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, cujo objetivo era mobilizar o debate público sobre a presença feminina na ciência, de modo a estabelecer ações de promoção da inclusão das mulheres nas áreas científicas. Essa ação decorre da percepção de que, apesar do avanço da presença das mulheres na universidade e na pesquisa, elas continuam sendo minoria em certas esferas da ciência, tendendo a se concentrar nas ciências sociais, educação e saúde. 

Nas áreas tecnológicas, engenharias, matemática e computação (ou as STEM), as mulheres constituem apenas cerca de 25% do total. Segundo diversas pesquisas recentes, apesar de produzirem metade da ciência feita no Brasil, as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança em laboratórios, institutos de pesquisa e reitorias de universidades. Se olharmos para as interseccionalidades de raça, etnia e classe, a representatividade se reduz ainda mais. A situação foi ainda agravada no período da pandemia do Covid-19, que evidenciou tais disparidades de gênero combinadas à sobrerrepresentação feminina em atividades do cuidado.

Avançamos, inegável e imprescindivelmente. Em termos de acesso e permanência no ensino superior, o cenário nacional se apresenta como progressivamente mais inclusivo: mais da metade dos estudantes do ensino superior em 2020 eram do gênero feminino (57%). O quantitativo de mulheres pesquisadoras com perfis cadastrados na plataforma Lattes do CNPq saltou de 39% em 1995 para 50% em 2016. Os dados são do movimento Parent in Science (https://www.parentinscience.com/documentos).


Entretanto, ainda há muito o que percorrer em termos de representatividade e equidade de gênero na ciência e no fazer científico. As críticas do feminismo à ciência moderna debatem que esta se desenvolveu a partir de uma estruturação conceitual de mundo que incorporou em seu âmago ideologias de gênero historicamente específicas e que ainda são evidentes nas práticas científicas (Keller, 1996), ao passo que incorpora, segrega, afasta, desincorpora perspectivas outras que permitem oferecer, segundo Haraway (1995), “conhecimento potente para a construção de mundos menos organizados por eixos de dominação”.  


As teorias feministas concebem a objetividade da produção do conhecimento a partir de práticas situadas e posicionadas, na contramão de abordagens da “economia das Ciências” (Stengers, 2015) que prometem transcendência e neutralidade. Ao contrário, primam por situar significados legítimos e objetividades possíveis, considerando as construções dos corpos nos processos do conhecimento. A corporificação, é sempre específica, partida e parcial e, portanto, as teorias feministas, ao se contraporem a masculinidades abstratas e naturalmente universalizáveis, disputam a necessidade de uma teoria crítica em que a construção dos corpos seja considerada no processo de produção do conhecimento científico (Haraway, 1995).


Nesse contexto, é oportuno refletir não somente sobre as barreiras formais e informais que as mulheres continuam tendo que superar para ingressarem, permanecerem, serem reconhecidas e avançarem no campo da ciência e da tecnologia, mas também acerca das próprias condições de possibilidade para que a objetividade nas Ciências seja compreendida desde racionalidades posicionadas e corporificadas. 

O dossiê se propõe a receber artigos que discutam tais dinâmicas, como os efeitos da maternidade nas carreiras científicas; a questão do assédio sexual e moral nas instituições e práticas acadêmicas; o extrativismo intelectual, entre outros temas que promovam e ampliem o debate no campo dos estudos feministas de ciência e tecnologia.

 
Chamada do Volume 03, número 03, será o até o dia 03 de novembro para o e-mail:  boletimesocite.br@gmail.com
 
 
 

Alteração do Estatuto da ESOCITE.BR

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1A ESOCITE.BR está em processo de atualização de seu estatuto, através de Assembleia Geral Permanente iniciada em setembro. Como etapa final do processo, associadas/os que já se encontravam quites em 18/09 podem validar a proposta final em consulta disponível no sistema de membros. Acesse https://www.membros.esocite.org.br/, vote e ajude a ESOCITE.BR a melhorar sua atuação. Seu voto é importante também para conseguirmos atingir o quórum para mudanças no estatuto!

A votação ficará disponível entre os dias 04 de outubro e 10 de outubro de 2023.

A minuta de novo estatuto está disponível na consulta eletrônica e pode também ser conhecida em https://tinyurl.com/EsociteBR-Estatuto-Minuta .

 

Cópia de esocite 2

Homologação de Chapa(s) - Eleições ESOCITE.BR 2023

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

Homologação de Chapa(s) - Eleições ESOCITE.BR 2023


Comunicamos a todos/as os/as associados/as da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.BR) que o período de inscrição de chapas para a composição da Diretoria e do Conselho Deliberativo para o biênio de 2023/2025 se encerrou no dia 25 de setembro de 2023, com a seguinte chapa inscrita: Ampliar e agregar (Chapa única). Após análise dos dados cadastrais e considerando o estatuto da Associação, a Comissão Eleitoral declara homologada a chapa inscrita, cuja composição segue descrita a seguir. De acordo com o disposto na convocatória do processo eleitoral, a chapa pode direcionar recursos a esta homologação entre 03/10/2023 e 06/10/2023, por meio do e-mail da secretaria da Associação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Não havendo recursos apresentados, esta homologação será considerada definitiva, com início da campanha eleitoral em 07/10/2023.


Ampliar e agregar (Chapa única)


DIRETORIA

Presidente: Fabrício Neves (UNB/DF)
Vice-presidente: Julia S. Guivant (UFSC/SC)
Vice-presidente: Daniela Tonelli Manica (UNICAMP/SP)
Secretária-Geral: Nilda Nazaré (ITA/SP)
1º Secretário: Marko Monteiro (UNICAMP/SP)
Tesoureiro: Bráulio Silva Chaves (CEFET/MG)
2ª Tesoureira: Débora Allebrandt (UFAL/AL)
Conselho Deliberativo:
Alberto Jorge Silva de Lima (CEFET/RJ)
Daniela Alves de Alves (UFV/MG)
Daniel Guerrini (UTFPR/PR)
Ivan da Costa Marques (UFRJ/RJ)
Maíra Baumgarten Corrêa (FURG/RS)
Márcia Regina Barros da Silva (USP/SP)
Marília Luz David (UFRGS/RS)
Noela Invernizzi (UFPR/PR)
Paulo Fonseca (UFBA/BA)
Polyana Aparecida Valente (UEMG/FIOCRUZ/MG)
Ricardo dos Santos Batista (UNEB/BA)
Rosana Castro (UERJ/RJ)
Thales Haddad Novaes Andrade (UFSCAR/SP)
Wilson José Alves Pedro (UFSCAR/SP)


Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2023.


A Comissão Eleitoral:
Sayonara Leal - UNB
Fábio Luiz Tezini Crocco - ITA
Rafael Antunes Almeida - UNILAB (presidência)

Convocação para as eleições da Associação Latino-Americana de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESOCITE) 

image.png

 

Convocatoria para las Elecciones de la Comisión Directiva 2023-2025 de la Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología - ESOCITE

La Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología (ESOCITE) realizará las elecciones para componer la directiva 2024-2026 En acuerdo de Asamblea de Agosto del 2023, se definió convocar a elecciones en la modalidad de conformación de Listas.

Por lo anterior, la Comisión Directiva en ejercicio, abre el llamado a la conformación de Listas para asumir la conducción de ESOCITE para el período 2024-2026.

Los criterios para la conformación de listas son los siguientes:

SBPC lança edital do 5º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança nesta segunda-feira, 11 de setembro, a chamada da quinta edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Neste ano, a premiação será para as “Mulheres Cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras brasileiras destacadas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e em ações em prol da ciência e tecnologia nacional. Ao todo serão três vencedoras, de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

As indicações para a categoria “Mulheres Cientistas” podem ser feitas pelas Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até o dia 31 de outubro. As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes; e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço).

As indicações, com a devida documentação, deverão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do formulário online, neste link: https://forms.gle/BE4xrzr3iAUZjTHS9O anúncio das premiadas será feito no dia 19 de janeiro de 2024.

A cerimônia de outorga do prêmio às cientistas contempladas nesta quinta edição será realizada no dia 06 de fevereiro de 2024, durante o evento de celebração do centenário de Carolina Bori, organizado pela SBPC.

Confira aqui o Edital do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” 2023/2024 – categoria “Mulheres Cientistas”, e participe enviando suas indicações!

Financiamento da Diretoria e da Secretaria no X Simpósio

 conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1Prezados/das Associados/as,

Ao se aproximar de nosso X Simpósio, em reunião com o Conselho no dia 28 de agosto do corrente ano, foi deliberado que a Diretoria receba financiamento, para custeio de passagem e diárias, caso esteja disponível. A decisão baseou-se na compreensão de que é importante a presença da diretoria no evento, o que nem sempre é garantido em função das desigualdades que atravessam a ciência no Brasil. Este financiamento justifica-se principalmente para que a diretoria possa conduzir as atividades estatutárias que cabem a seus membros na gestão da associação e que ocorrem durante o evento, a exemplo das eleições, da assembleia ordinária, da concessão do prêmio de teses e dissertações e das sessões de abertura e fechamento do evento. Uma parte da Diretoria, em função de estar organizando atividades no evento, já será contemplada, como algumas outras participantes em funções semelhantes, com recursos de financiamento do próprio evento. A decisão diz respeito somente aos membros que não se enquadram em qualquer outra linha de financiamento e se dará, neste caso, com recursos do caixa próprio da associação.

A diretoria

Convite - 1º Simpósio Ensino, Pesquisa e Extensão em TS

A ABEPET convida todas e todos para participar do  1º Simpósio Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social - 1º SEPETS que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 21 e 22/09.

Submeta seu relato de experiência até 31/08.

Acesse a página do evento:
even3.com.br/1_sepets/

WhatsApp Image 2023-08-17 at 16.56.58 (1).jpeg

Convocatória - Eleições ESOCITE.BR 2023

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

Convocatória - Eleições ESOCITE.BR 2023

 

Processo Eleitoral da Esocite. BR (2023)

Comunicamos a todos/as os/as associados/as da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.BR) que a partir de 25/08/2023 estarão abertas as inscrições de candidaturas para composição da Diretoria e do Conselho Deliberativo para o biênio de 2023/2025.

As candidaturas devem ser inscritas até o dia 25/09/2023 junto à Comissão Eleitoral, por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/r9FNpxA8ZaH1QX7eA

 

Calendário do processo eleitoral:

25/08/2023 a 25/09/2023 - Período de inscrição de chapas à Diretoria

26/09/2023 a 02/10/2023 - Homologação das chapas

03/10/2023 a 06/10/2023 -  Recursos

09/10/2023 a 13/10/2023 -  Prazo para respostas aos recursos

09/10/2023 – Comunicação preliminar aos associados sobre sua situação eleitoral 

18/10/2023 - Comunicação final aos associados sobre sua situação eleitoral 

Lançamento de Edital – Concurso de Teses e Dissertações

É com satisfação que anunciamos o lançamento do Edital de Seleção N.01-2023 para o Concurso de Teses e Dissertações da ESOCITE.BR

O concurso está aberto para todas/os as/os estudantes de pós-graduação que tenham concluído suas teses ou dissertações em programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes, no período de 5 de julho de 2021 até a data limite do edital, 25 de junho de dezembro de 2023.

As/Os vencedores serão anunciadas/os em cerimônia de premiação durante o X Simpósio da ESOCITE.BR, que será realizado de 25 a 27 de outubro de 2023 em Maceió, na Universidade Federal de Alagoas. Além da premiação, a tese e dissertação ganhadoras serão divulgadas nos canais de comunicação da Associação e estarão credenciadas para o uso do selo editorial da ESOCITE.BR em possível publicação.

O Edital de Seleção N.01-2023 está disponível neste link. As submissões poderão ser feitas até o dia 25 de junho de 2023, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todas/os as/os associadas/os a participarem do Concurso de Teses e Dissertações e a divulgarem esta iniciativa entre seus colegas e alunas/os de pós-graduação.

Boletim CTS em foco – Vol.2, Nº 3

Está lançado o primeiro número do segundo volume do CTS em foco, o boletim da ESOCITE.BR. O número teve como tema “Diferenças, multiplicidades e desigualdades a partir da CTS”.  Agradecemos aos autores e às autoras pelo envio dos textos e convidamos todos e todas à leitura e à contribuição em edições futuras.

Para acessar o documento, clique aqui.

CTS v2 n3 1 page 0001 724x1024

Já está no ar o site do X ESOCITE.BR!

Já está no ar o site do X ESOCITE BR!

  Confira o link: https://www.10esocitebr.com/ O simpósio, organizado pela Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR), sediado no Instituto de Ciências Sociais(ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ocorrerá entre 25 e 27 de outubro de 2023. O tema do evento é Ciência em tempos sombrios: descolonizando o pensamento e territorializando as disputas. Confira também a agenda do X ESOCITE.BR, com inscrições abertas para a recepção de propostas de Grupo Temático (GT), Oficina (OF), Minicurso (MC) e Mesa Redonda (MR), de 16/01 a 19/03/2023.

CONTATOS

LOGO TRANSP

Fale conosco por meio dos contatos abaixo
ou envie-nos uma mensagem AQUI

E-mail: esocite.brasil@gmail.com

 facebook  facebook  facebook  facebook

DIRETORIA 2023 - 2025

Presidente:
Fabrício Neves (UNB/DF)
Vice-presidente:
Daniela Tonelli Manica (UNICAMP/SP)
Vice-presidente:
Julia S. Guivant (UFSC/SC)
 Secretária-geral:
Nilda Nazaré (ITA/SP)
 1ª Secretário:
 Marko Monteiro (UNICAMP/SP)
 Tesoureiro:
Bráulio Silva Chaves (CEFET/MG)
 2ª Tesoureiro:
 Débora Allebrandt (UFAL/AL)