NOTÍCIAS - COLUNAS

NOTA DA ESOCITE.BR EM APOIO À GREVE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

A Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias-ESOCITE.BR  vem a público declarar apoio à greve das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

 Como uma Associação que agrega o campo de estudo sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia, suas agendas e políticas, manifestamos solidariedade aos trabalhadores e às trabalhadoras, cujos salários acumulam perdas expressivas na última década. Além disso, o orçamento das IFES está progressivamente sofrendo cortes que não condizem com um país e um governo que valorizem a educação pública, gratuita, de alta qualidade e uma produção consistente de ciência, tecnologia e inovação.

 O argumento do arcabouço fiscal, que propaga a ideia  de que não existem recursos para garantir as reposições salariais e a recomposição dos orçamentos das instituições, não se sustenta. Trata-se de uma política de austeridade afinada com interesses particulares e uma agenda econômica refratários à autonomia nacional e à produção de conhecimento realizada com as devidas estruturas físicas, condições de trabalho e estudo, políticas consistentes de financiamento do ensino, da pesquisa e da extensão, ampliação da diversidade e do acesso e garantia de permanência de estudantes e jovens pesquisadores/as. 

Em pauta também estão reivindicações importantes como a revogação de medidas autoritárias e antidemocráticas editadas nos governo anteriores e que persistem no governo atual, tais como o “Novo” Ensino Médio, a intervenção na autonomia de escolha de reitorias e a continuidade, na pauta do Congresso Nacional, de propostas de contrarreforma constitucional que visam o fim do regime estatutário no serviço público e o enfraquecimento das próprias políticas sociais.

Assim, a ESOCITE.BR considera que o movimento ultrapassa as legítimas reivindicações de recomposição salarial e se constitui como uma força social importante, de defesa das IFES e de fortalecimento de seu papel historicamente construído como espaços relevantes e indispensáveis da produção do conhecimento na realidade brasileira.

CONTATOS

LOGO TRANSP

Fale conosco por meio dos contatos abaixo
ou envie-nos uma mensagem AQUI

E-mail: esocite.brasil@gmail.com

 facebook  facebook  facebook  facebook

DIRETORIA 2023 - 2025

Presidente:
Fabrício Neves (UNB/DF)
Vice-presidente:
Daniela Tonelli Manica (UNICAMP/SP)
Vice-presidente:
Julia S. Guivant (UFSC/SC)
 Secretária-geral:
Nilda Nazaré Pereira Oliveira (ITA/SP)
 1ª Secretário:
 Marko Monteiro (UNICAMP/SP)
 Tesoureiro:
Bráulio Silva Chaves (CEFET/MG)
 2ª Tesoureiro:
 Débora Allebrandt (UFAL/AL)