NOTÍCIAS - COLUNAS

Chamada de Textos - Boletim CTS em foco - Vol.4 Nº2

conteudoimagem 1687614982 1 1 k 1

Boletim CTS, volume 4, número  2.
Dossiê: Subdesenvolvimento, tecnologia e revolução brasileira em Vieira Pinto.

Coordenador: Dauto João da Silveira  - Pós-Doutor em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR.

Recebimento de artigos: Os artigos deverão ser enviados até 08 de julho 2024 para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira as diretrizes para submissão: https://esocite.org.br/images/BOLETIM-CTS/PDF/Politica%20Editorial.CTS.em.foco.pdf
Esta edição do Boletim CTS em Foco visa reproduzir trabalhos sobre o tema: Dependência tecnológica e a emancipação nacional em Vieira Pinto.

O debate sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ganha uma notável expressão na América Latina, especialmente no fim do século XX. No Brasil, os trabalhos, em grande medida, giravam em torno das condições de emancipação nacional a partir dos avanços da ciência e tecnologia e os seus profundos reflexos na dinâmica de uma sociedade dependente e subdesenvolvida. Dessa forma, os primeiros trabalhos de CTS visavam compreender a natureza estrutural do país diante do evolver dos países avançados. 

Os estudos sobre ciência e tecnologia encontrou em Álvaro Vieira Pinto uma fecunda fonte de elaboração teórica sobre as sociedades subdesenvolvidas. Na perspectiva do pensamento crítico, o autor mostrou a indissociabilidade entre tecnologia e ciência e sociedade, em contextos de países periféricos marcados pela força do imperialismo. A sua importância, dentre outras coisas, se encontra na originalidade teórica e na crítica aos aportes ocidentais à serviço da legitimação da dependência científica e tecnológica. É digno de nota a contribuição do autor aos estudos que visavam a superação da epistemologia dominante. 

O presente Boletim CTS, para além das históricas contribuições recepcionará propostas de artigos que versem sobre a obra de Vieira Pinto, fundamentalmente as que abordem os nexos, relações e mediações entre CTS e a emancipação social. Aceitaremos trabalhos que tratem de conceitos e/ou interpretações por ele desenvolvidos, até as repercussões de seu pensamento sobre outros autores, bem como outras possíveis propostas. Serão aceitos trabalhos que mirem as experiências das massas trabalhadoras, suas manifestações culturais e seus contextos de lutas construídos historicamente. 

CONTATOS

LOGO TRANSP

Fale conosco por meio dos contatos abaixo
ou envie-nos uma mensagem AQUI

E-mail: esocite.brasil@gmail.com

 facebook  facebook  facebook  facebook

DIRETORIA 2023 - 2025

Presidente:
Fabrício Neves (UNB/DF)
Vice-presidente:
Daniela Tonelli Manica (UNICAMP/SP)
Vice-presidente:
Julia S. Guivant (UFSC/SC)
 Secretária-geral:
Nilda Nazaré Pereira Oliveira (ITA/SP)
 1ª Secretário:
 Marko Monteiro (UNICAMP/SP)
 Tesoureiro:
Bráulio Silva Chaves (CEFET/MG)
 2ª Tesoureiro:
 Débora Allebrandt (UFAL/AL)